quinta-feira, 18 de junho de 2009

MANIFESTO DE REVOLTA!



O Supremo Tribunal Federal (STF), acabou com a obrigatoriedade do diploma para jornalistas ontem, dia 17 de junho.
Não posso dizer que sou contra conteúdos colaborativos, nem pelo jornalismo através de blogs ou a utilização da WEB 2.0 para generalizar o uso da net e do jornalismo para todas as pessoas.
SOU A FAVOR SIM!
Porém, uma peneira dos conteúdos jornalisticos produzidos e um dos sinalizadores do que é válido ou não era a profissão de Jornalista.
Se antes tínhamos uma vaga noção do que é real e válido, agora não temos nem uma mínima idéia. Qualquer um pode postar e a validade do que um jornalista fala e do que um usuário da internet qualquer fala é a mesma!

Acho que os responsáveis por essa liberação e pelo fim do diploma, só vão cair na real da besteira que foi feita quando a anarquia da comunicação começar a atrabalhar o bolso deles.... e eu vou estar aqui para dizer que foi muito BEM FEITO!

Agora, sem raiva, vamos ao que interessa para os leitores desse blog... filmes e séries!
Pra ilustrar minha raiva vamos de filme de jornalistas!
O novo filme do estreiante a diretor Ben Affleck - INTRIGAS DE ESTADO.

O filme com Russell Crowe e Ben Afflec nos papeis centrais estreiou dia 11 nos cinemas brasileiros.
Baseaso no seriado Homônimo, ja exibido pela BBC, o longa ganha as ruas de Washington e trata da indústria bélica e das questões de segurança nacional norte-americana. Russell Crowe é o jornalista Cal McAffrey, repórter veterano do "Washington Globe", que, ao se envolver na apuração do assaninato de um menor infrator, acaba descobrindi uma história maior e mais complexa.

3 comentários:

Robson Sales disse...

Essa decisão foi por causa do lobby das empresas de comunicação. Desvaloriza a classe jornalística, mas não desvaloriza os jornais e os meios.

Anônimo disse...

ate entendo esse fuzue em cima dessa discussão, mas uma faculdade nao forma um jornalista, apenas lhe da uma base.
ha algo chamado TALENTO e COMPETENCIA, algo que nao se ensina nos cursos por aí.

e outra... cansei de entrar em agencia de publicidade e dar de cara com jornalista sendo redatores.

confuso.

Débora Bravo disse...

Concordo com você! Sou estudante de jornalismo e não acho que o diploma seja o elemento principal para ser um bom jornalista. Assim como acontece na publicidade. Você deve saber bem! Mas, certamente a obrigatoriedade do diploma, no caso do jornalismo, iria ajudar a acabar com os "jornalistas" de fundo de quintal e profissionalizaria mais o jornalismo, não acha? E, outra, somos formadores de opinião, não é qualquer um que pode sair escrevendo o que pensa nos jornais não. Temos que ter ética e compromisso com o cidadão de informar. Enfim, isso é uma discussão que dá muito pano pra manga. hehehe...